domingo, 20 de março de 2011

Arte e ecologia

Atualmente,muitas pessoas estão preocupadas em equilibrar a relação do ser humano co o meio ambiente,diminuindo as graves consequências que a exploração dos recursos naturais pela sociedade vem causando ao planeta terra,como o aquecimento global,a poluição dos rios eo desmatamento de grandes áreas de florestas.
Alguns artista se engajaram-se em questões ecológicas,buscando,por meio de seun trabalho,chamar a atenção da sociedade para os riscos da destruição da natureza.
Na década de 1960,alguns deles já antecipavam essas preocupações,realizando, interferências no proprio
mundo natural.Assim,em vez de utilizarem materias convencionais,como a tela e o pincel,esses artistas realizavam utilizavam por exemplos tratores e escavadeiras para remover a areia de uum deserto e formar grandes fendas,ou para colocar pedras em um lago e criar uma grande forma em espiral.Elas foram denominadas artes da terra.Sua relação com o ambiente para o qual foram criadas é tão estreita que elas perderiam seu significado se fossem retiradas desse local

2 comentários:

  1. Quebra-mar espiral, de Robert Smithson,1970.Barro,pedras,cristais de sal e tubos de água em forma de serpetina.A aspiral mede 4,5m de largura e tem aproximadamente 450 m de comprimento(linear) Great salt lake,utah(Estados Unidos).

    ResponderExcluir
  2. O artista amaeriacano Robert Smithson(1938-1973) foi um dos primeiros da arte da terra.Ele se interessou por realizar grandes intervenções na natureza e criou disversos projetos,como este quebra-mar em forma de aspiral.Algumas de suas idéias,como a de uma ilha artificial que navegasse ao redor da cidade de Nova York,só pudram ser construída anos depois de sua morte.

    ResponderExcluir